A Secretaria de Estado da Saúde, através do Samu Sergipe, continua nesta segunda-feira, 27, na orla de Atalaia, as etapas práticas da primeira turma do Curso de capacitação para condutores de veículos de urgência e emergência.
O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA) veio de helicóptero para participar da abertura das atividades de atualização e aperfeiçoamento ofertadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SES. As formações acontecem sistematicamente e são compostas por turmas de 20 profissionais que já atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Semana passada tivemos a parte teórica, hoje abordaremos aspectos relacionados à mecânica básica dos veículos, primeiros socorros à vítimas de trauma, tais como: protocolos de imobilização, sinais vitais, dentre outros e falaremos também sobre a condução das unidades móveis”, explica Cleverton Costa, coordenador de frota do Samu.
Todo o cronograma deste dia formacional foi executado no kartódromo Emerson Fittipaldi, nos turnos da manhã e da tarde. O espaço possui a estrutura ideal para que os condutores possam aperfeiçoar e construir novos saberes e fazeres, através de simulações de ocorrências que encontram no cotidiano de trabalho. O coordenador do NEP, Kelson Santos Rozário, compartilhou a metodologia utilizada com os participantes.
“As atividades serão realizadas em grupos, com o primeiro trabalharemos a parte de atendimento pré-hospitalar, que também é de competência dos condutores. O outro grupo vai realizar percursos que foram criados aqui no Kartódromo, trajetos que foram pensados a partir da nossa realidade de atendimento. Serão compartilhadas algumas técnicas de socorro às vítimas, falaremos da ergonomia do condutor ao volante, que é uma questão muito importante, pretendemos corrigir os vícios porque compreendemos que, às vezes, no processo de aprendizagem de direção, é comum os hábitos de longas datas que podem atrapalhar na condução de uma viatura”, ressaltou.
O coordenador destacou ainda que, no período da tarde, todas as abordagens experimentadas isoladamente pelos grupos, seriam colocadas em prática através de simulações com o uso de viaturas e manequins. Ele salientou que a educação continuada é essencial para que os profissionais tenham sempre atualizados os conhecimentos que são imprescindíveis ao serviço que executam.
“Tendo em vista que o condutor nem sempre está trabalhando com determinado tipo de ocorrência são fundamentais esses cursos que relembram o básico. As pessoas acham que o Samu sempre atua com muitos acidentes graves e não é bem assim, muitas das ocorrências são tranquilas, então, quando a gente não exercita, a gente não pratica, acaba perdendo a habilidade. Desse modo, algumas técnicas ficam esquecidas, o próprio tempo de atuação na área pode levar os condutores a ficarem numa zona de conforto e acabar relaxando em algumas situações. Por isso, precisamos sempre construir momentos como esse, para que as pessoas despertem que precisam estar buscando formação sempre, educação em serviço o tempo todo.
Segundo Kelson, além de se preocupar com o aperfeiçoamento técnico dos condutores, o NEP também busca olhar com cuidado para a questão da saúde mental daqueles que trabalham nessas funções. “A pandemia está sendo um período muito complicado, o que nos leva a trabalhar também o controle emocional dos condutores, atendendo o que preconiza a legislação”, salienta.
O condutor, Silvio Lima do Nascimento, compartilhou as expectativas em relação ao momento de aprendizagem. “É o primeiro curso que estou participando, uma sensação. Eu estou muito ansioso para realizar as atividades de aprimoramento junto aos meus colegas, quero colher todo o conhecimento que os colegas ofertado aqui hoje, tenho certeza que vai ajudar ainda mais na minha atuação”, fala com satisfação em participar do curso.
O post Samu Sergipe 192 capacita Condutores de Veículos de Urgência e Emergência apareceu primeiro em Saúde.