Saúde capacita equipes de endemias no uso de novo inseticida e larvicida

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Endemias, realiza nesta terça-feira, 29, uma capacitação sobre o uso do novo inseticida e larvicida, utilizados no controle do Aedes Aegypti em suas fases adulta e de larvária. O público são os representantes dos municípios sedes de Regiões de Saúde e coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Endemias, bem como supervisores de campo. A parte teórica da capacitação foi realizada pela manhã, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a prática, na Central de UBV (fumacê), em Nossa Senhora do Socorro.

O objetivo da capacitação, segundo a gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, é deixa-los aptos a utilizar bem e de forma sustentável o novo inseticida e larvicida, com vistas a alcançar maior eficácia no trabalho de controle do mosquito nas fases de larva e adulta. Assinalou a gerente que os produtos são novos, o que explica a necessidade de uma capacitação presencial com as equipes que lideram a lida de campo no enfrentamento ao Aedes.

“Começamos a utilizar esses novos produtos em plena pandemia, o que inviabilizou as capacitações presenciais e o ensino prático. Tivemos apenas treinamento de forma remota. Agora, que o advento da vacina, vimos a oportunidade de reforçar o conhecimento das equipes com esta capacitação”, salientou Sidney Sá.

Para o coordenador de Antropozoonoses do município de Nossa Senhora do Socorro, Maicon Antônio Lopes dos Santos, conhecer melhor o produto é garantia de um trabalho bem feito. “O treinamento nos traz mais conhecimento sobre o produto, a forma de uso, aplicação, diluição, a máquina adequada a ser utilizada, enfim, todas as suas nuances. E isso é muito importante porque quanto maior a eficácia do trabalho, maior também é o controle do vetor”, destacou.

O engenheiro agrônomo e gerente regional Nordeste da empresa fornecedora, Caio Melo, ressaltou que o treinamento visa passar às equipes toda técnica de aplicação espacial no controle do Aedes, nas práticas de UBV, com utilização correta do produto. “O foco do nosso treinamento é passar toda metodologia, o passo a passo, para que eles utilizem o inseticida e a larvicida de forma para que obtenham o máximo de resultado, utilizando o mínimo de produto possível, como é preconizado para a metodologia de UBV”, disse.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Saúde capacita equipes de endemias no uso de novo inseticida e larvicida apareceu primeiro em Saúde.