Seminário aborda saúde mental dos profissionais da odontologia e serviços oferecidos pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece um leque de serviços na área de odontologia, mas talvez poucos usuários saibam que entre as ofertas está a modalidade de estética, que promove a restauração de dentes muitas vezes considerados perdidos. “A maioria dos pacientes chega ao consultório condicionados à extração, provavelmente por não perceber ou desconhecer que existem outros tipos de tratamentos, outras abordagens e é isso que eu faço”, disse a dentista da Unidade Básica de Saúde do município de Itabaianinha, Alice Maria de Souza Macedo Santos, durante Seminário Estadual de Saúde Bucal, realizado nesta quarta-feira, 27.

Para os coordenadores de Saúde Bucal e dentistas dos municípios participantes do evento, que foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, no auditório da Faculdade Estácio, ela explanou sobre a estética restauradora no contexto do SUS e de como esse trabalho eleva a autoestima do paciente. “Utilizamos o meio estético das resinas compostas para ampliar a confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde, que vem debilitada há muito tempo devido a vários problemas, dentre eles a falta de acesso a saneamento básico e condições ideais de higiene bucal”, explicou.

O tema é considerado de grande relevância para a Referência Técnica em Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Paula Vieira. Salientou que a estética bucal é muito abordada na mídia, mas a referência é feita a um serviço pago, inacessível aos usuários do SUS. “Sendo assim, trouxemos Alice Maria para ministrar palestra sobre a estética restauradora no contexto do SUS, focando no que os dentistas da rede podem fazer para que os usuários do Sistema Único de Saúde não fiquem sem a possibilidade de  terem um tratamento digno e que garanta o seu melhor sorriso”, evidenciou.

A dentista Alice Maria informou que dentes cariados ou quebrados  são recuperados completamente, com restaurações fortemente estruturadas e bem selecionadas para cada caso, dessa forma conseguindo recuperar a perda dentária, da criança ao idoso. Acrescentou que os municípios oferecem também tratamentos básicos preventivos, como profilaxia,  raspagem, pequenas cirurgias, dentre outros. 

Autocuidado

O Seminário Estadual de Saúde Bucal, realizado anualmente, faz parte das comemorações do Dia do dentista, celebrado em 25 de outubro, segundo informou Ana Paula Vieira, acrescentando que esta edição abordou também a importância do autocuidado pelos profissionais da área. Explicou que desta vez optou-se por fugir de temas técnicos como aconteceu em eventos passados, preferindo uma abordagem mais humanizada, em decorrência dos efeitos da pandemia tanto nos dentistas da assistência,  quanto nos coordenadores municipais de Saúde Bucal.    

“A ideia é propor aos profissionais e gestores a voltar o olhar para si. Como é que os dentistas estão se vendo diante de todo esse processo? E os gestores, na tratativa do retorno do atendimento, acompanhando a fila de pacientes aguardando pela assistência? Então trouxemos esse seminário de forma bem tranquila, como um alento, para que sintam que tem alguém olhando por eles também”, observou a Referência Técnica.

A temática sobre o autocuidado foi abordada pela psicóloga clínica, Maíra Raquel de Aguiar Fonseca. “Refletimos juntos sobre a importância de cuidarmos primeiro de nós mesmos para depois cuidar dos outros. Os profissionais às vezes não param para este momento do autocuidado, de perceber-se antes de profissional como um ser existente. Minha proposta hoje é trazer essa reflexão na linha da saúde mental, porque estamos muito habituados ao cuidado físico, nos esquecendo de que somos um ser psíquico”, falou.

O seminário foi aberto pelo diretor de Atenção Primária à Saúde, João Paulo Brito, que destacou ser fundamental trazer as discussões da saúde bucal dentro do contexto da saúde mental, abordando a integralidade do indivíduo. Enfatizou que o Brasil é um dos países que mais investiram em saúde bucal. “Nós temos a maior relação de odontólogo por habitante do mundo e nossa política de atenção é considerada a maior do mundo”, disse.

O post Seminário aborda saúde mental dos profissionais da odontologia e serviços oferecidos pelo SUS apareceu primeiro em Saúde.