A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa nesta segunda-feira, 27, do Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, evento promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde. Realizado no formato virtual, o seminário vai apresentar os resultados da 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental e tem como objetivo fortalecer e promover reflexões sobre a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA).
O seminário, que se estenderá até a quinta-feira, 30, marca as celebrações relativas ao Dia Mundial da Saúde Ambiental, comemorado em 26 de setembro, data que enfatiza a importante contribuição que os profissionais de saúde fornecem à saúde pública e para o bem estar das populações, segundo avalia o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Alexsandro Xavier Bueno.
Segundo ele, a Vigilância em Saúde Ambiental aborda todos os fatores físicos, químicos e biológicos de procedência externa ao homem visando a prevenção das doenças de origem ambiental, além de criar um ambiente propício à saúde. “Podemos destacar como parte das nossas atividades, a vigilância dos impactos da exposição de populações à poluição do ar; a proteção à saúde das populações afetadas por desastres ambientais natural ou provocado pelo homem, como enchentes, seca, surtos; bem como o monitoramento da qualidade da água para consumo humano”, informou.
Salientou que na Secretaria de Estado da Saúde o desenvolvimento das ações de Vigilância em Saúde Ambiental ocorre no âmbito da Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária (COVISA). “A existência de uma Vigilância Ambiental atuante denota a importância que o governo de Sergipe tem dado às políticas de saúde planejadas”, reforçou o coordenador estadual de Vigilância Sanitária, Ávio Britto.
O post Sergipe participa de seminário nacional sobre vigilância em saúde ambiental apareceu primeiro em Saúde.