A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou da Mesa de abertura do 1º Workshop da Mulher Farmacêutica que aconteceu na manhã deste sábado, 02, no Hotel Sesc Atalaia e que teve como tema “Lideranças femininas: mito X verdade”. A programação conta com palestras, sorteios, dinâmicas, coffee break e também momentos para networking. 

Na ocasião, a secretária compartilhou a experiência de ser uma mulher gerindo uma pasta que demanda tamanha responsabilidade, como é o caso da gestão da Saúde em tempos de pandemia, dentre outras experiências vivenciadas durante o tempo de atuação profissional. 

A gestora dividiu a mesa, mediada pela farmacêutica e conselheira Fátima Aragão,   com outras representantes femininas: a vereadora Linda Brasil e as farmacêuticas e empreendedoras Gisele Leal e Raquel Aragão . A proposta da primeira edição deste Workshop concebido pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e Conselho Federal de Farmácia (CFF), através do Grupo de Trabalho Nacional da Mulher, é debater o protagonismo feminino dentro da perspectiva do empreendedorismo, por isso, traz como tema central ‘Valorizar, Cuidar e Empreender’. 

O evento gratuito aconteceu no formato presencial, mantendo determinações sanitárias vigentes. A organização relatou o desejo de incentivar o empoderamento da mulher farmacêutica na profissão por meio de informações que possam criar elos entre entidades e autoridades voltadas às temáticas que envolvem os quatro eixos prioritários: segurança, política, empreendedorismo e saúde para a mulher.

“O 1º Workshop da Mulher Farmacêutica implementa o Projeto do grupo de Trabalho Nacional da Mulher do CFF e levanta questionamentos importantes para a realidade feminina. A mulher, muitas vezes mãe também, precisa de uma rede de apoio e encontros como este podem trazer ideias e soluções. Queremos combater a discriminação de gênero, lutar por equidade no ambiente de trabalho e ocupar de espaços que muitas vezes são assumidos majoritaria mente pelos homens. Precisamos incentivar e debater alternativas para que nossas mulheres estejam preparadas para estes papéis, sejam cuidadas e tenham segurança”, explica a idealizadora do evento e conselheira federal de Farmácia por Sergipe (CFF/SE), Fátima Aragão. 

Para a secretária Mércia Feitosa o convite foi uma oportunidade de reafirmar a necessidade de mais mulheres em cargos de relevância política e social. “É sempre uma satisfação estar rodeada de mulheres poderosas e debatendo em alto nível as questões que atravessam a mulher na sociedade. As lutas das mulheres não começam agora, sabemos disso, mas é no agora que podemos continuar ampliando os nossos espaços de fala e ocupando os cargos de poder, ressignificando uma cultura que ainda subjuga o potencial feminino. A partir das minhas vivências como profissional e gestora de Saúde espero ter inspirado minhas companheiras aqui presentes”, expõe com orgulho.  

O post A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participa do 1º Workshop da Mulher Farmacêutica apareceu primeiro em Saúde.