O foco da Saúde Estadual é a assistência ao paciente. Foi com essa ideia que a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta quinta-feira, 13, a capacitação em Assistência ao Paciente Crítico: manuseio, transporte e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O objetivo é capacitar equipes multiprofissionais, como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que trabalham no atendimento ao paciente crítico em ambiente intra-hospitalar.

 A programação, que ocorrerá durante cinco dias, conta com as seguintes abordagens: Como reconhecer o paciente crítico de trauma e/ou clínico? E uso de medidas iniciais para intervenção eficaz; Princípios do transporte seguro; Reconhecimento da parada cardiorrespiratória, Medidas de ressuscitação cardiopulmonar conforme protocolo AHA; Protocolo de atendimento e avaliação de paciente simulado. 

A capacitação ocorre porque os profissionais da rede estadual de saúde, que recebem pacientes em estado crítico, necessitam compreender as práticas de assistência a esse tipo de paciente, pois em alguns casos o manejo com a demanda pode ser modificado. 

Com a qualificação dessas equipes multiprofissionais ocorrerá um melhor atendimento a esse usuário. Isso resulta em uma recuperação mais rápida e sem intercorrências decorrentes de um atendimento que confronte a proposta assistencial de qualidade e humanizada, características essenciais dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O post Equipes multiprofissionais recebem capacitação em Assistência ao Paciente Crítico apareceu primeiro em Saúde.