Colaboradores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) participaram da ginástica laboral, atividade de promoção à saúde e bem-estar, nesta quarta, 7, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A ação concentrada nos setores de coleta, captação de doadores, ambulatório e demais laboratórios da unidade, utilizou técnicas de alongamento, respiração, massagem de compensação dos músculos destinadas à prevenção de doenças ocupacionais.

A gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino explicou que a iniciativa faz parte de uma parceria do Hemose com a Faculdade Fase que disponibilizou acadêmicos do curso de Fisioterapia para realizar as orientações e monitoramento dos profissionais no decorrer da ginástica. “Os alunos de fisioterapia passaram pelos setores organizando os grupos para a prática de exercícios físicos, leves e específicos, observado cada área de atuação dos participantes”, detalhou. 

De acordo com a enfermeira, ao longo do mês de abril estão previstas outras ações para cuidar dos profissionais da saúde. “Iniciamos hoje com a ginástica laboral, e teremos palestras motivacionais e informativas sobre cuidados adotados por profissionais e seus familiares durante a pandemia do coronavirus”, destacou.

A prática da atividade de curta duração, com intervenções de cerca de 10 a 15 minutos mobilizou servidores na sala de coleta, no atendimento ambulatorial, na recepção de doadores e na área externa do Hemocentro, espaço destinado para garantir o distanciamento social e dessa forma, evitar aglomerações.

Profissionais

Para técnica de enfermagem, Ana Elisa Silva Patrocínio, que trabalha na sala de coleta elogiou a atividade. “Aqui na coleta de sangue realizamos um trabalho repetitivo, a prática dos alongamentos ajuda a melhorar a tensão muscular e a ativação, da circulação sanguínea, para quem fica muito tempo em pé”, comentou a técnica.

Gilenice dos Santos Mesquita, técnica do laboratório de sorologia, disse que após a ginastica a sensação de bem-estar é outra. “Participei da massagem e do alongamento me senti com mais disposição para realizar minhas tarefas”, contou ao lembrar que os profissionais de saúde passam por um momento de muita pressão. “Nós estamos enfrentando uma pandemia e atividades como essa, melhoram nossa autoestima”, completou.

Foto: Ascom/SES