O objetivo foi celebrar os voluntários e estimular a população sergipana para o ato regular da doação de sangue

O ato da doação voluntária de sangue mobiliza centenas de pessoas comprometidas com o gesto, que tem como finalidade colaborar com o tratamento transfusional de pacientes. Para agradecer essas pessoas, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira, 24, uma recepção na área de acesso à coleta. A ação foi alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A data possui como finalidade homenagear os voluntários e estimular a população brasileira para o ato regular da doação de sangue. 

A programação contou com acolhimento do coral da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACase), entrega do Cartão do Doador para doadores fidelizados, que já realizaram acima de seis doações de sangue nos últimos dois anos e entrega de certificados ‘Parceiros da Doação’ para empresas e instituições que atuam como mobilizadores do ato genuíno de doar sangue com frequência.

Segundo o doador e líder do grupo de doadores de Capela e de Nossa Senhora das Dores, Luciano Andrade, doar sangue é um gesto pequeno para quem está realizando, mas é imenso para quem está recebendo. “Eu sou doador desde 2006, foi quando surgiu a minha vontade de querer ajudar pessoas. Percebi também que havia outras pessoas que tinham o mesmo desejo que eu, e então foi onde surgiu a ideia de criar um grupo de doadores. Em 2010, criamos o grupo em Capela, que hoje tem por volta de 170 doadores, que engloba pessoas de Nossa Senhora das Dores, Divina Pastora, Graccho Cardoso e Feira Nova. Trabalhamos no sentido de sensibilizar a sociedade, trazer mais pessoas para essa causa que é tão simples, mas tão nobre e que ajuda a salvar tantas vidas”, relatou.

Cada doação pode salvar até quatro vidas, é o que lembra Ingrid de Jesus, doadora há 14 anos. “Eu sou a líder em conjunto com Luciano Andrade, estamos nessa caminhada de muito amor, pois sabemos o quanto é fundamental a doação de sangue. Quando chega o dia de fazermos a doação, notamos que é um momento de prazer o tempo todo, a gente já vem no ônibus rindo, cantando, brincando, porque essa é a nossa missão”, ressaltou Ingrid.

A doadora Josivânia Vieira dos Santos, saiu do município de Aquidabã para fazer a doação e ser homenageada pela data. “Sempre que posso venho fazer a doação, desta vez, vim doar para minha tia que está no hospital precisando de sangue. Além deste ato de amor, fomos recebidos pela homenagem por sermos fidelizados, isso não tem preço, sermos reconhecidos pelo nosso ato de amor ao próximo”, disse a Josivânia

Serviço

De acordo com dados do Hemovida, de janeiro a outubro de 2023, o hemocentro já registrou 29.607 atendimentos com 22.866 doações de sangue efetivadas, o que equivale a pouco mais de 2.200 doações ao mês. Destas doações, 71,40% são do público masculino e 28,60% são doações femininas. Quanto à faixa etária, 51% das doações são oriundas de pessoas entre de 30 e 50 anos de idade.

Atendimento

O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 169 mil voluntários que realizaram no mínimo uma doação de sangue. A instituição é responsável pela liberação de sangue e hemocomponentes que atende 35 unidades no estado, dentre hospitais, maternidades e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da rede pública e conveniada. Ao todo, essas unidades, realizam uma média de 2 mil transfusões sanguíneas destinadas para cirurgias de grande porte eletivas  e de urgência, pacientes portadores de leucemias, anemias crônicas, aplasias, renais crônicos, portadores de anemia falciforme, dentre outras enfermidades.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Hemose promove ação em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue apareceu primeiro em Saúde.