Segundo a avaliação dos técnicos, a maternidade passa por grandes avanços de fluxo, beneficiando a população 

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência estadual em atendimentos a partos de alto risco, recebeu a visita técnica de especialistas na área materno-infantil. Os profissionais referência no país percorreram o Complexo Neonatal e alas, onde estão internadas as gestantes e as puérperas. 

O consultor do Ministério da Saúde, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e médico neonatologista Sérgio Marba observou os avanços e o comprometimento da MNSL com a qualidade do atendimento neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda destacou a organização da unidade, a ausência de superlotação e a capacidade da equipe de trabalhar com eficiência, refletindo em uma qualidade de atendimento superior para cada criança. 

“Eu vim aqui há alguns anos e vejo que a maternidade melhorou, está bem organizada, os processos de trabalho muito bem feitos. Não tem mais superlotação, assim a equipe pode trabalhar com melhor qualidade de atendimento para cada criança, um grupo coeso e muito animado por estar trabalhando aqui. O Canguru é muito organizado com 27 leitos, sendo o maior do Brasil, e ainda tem uma salinha de cinema. Muito bom”, frisou Sérgio Marba.

A médica neonatologista do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) de Pernambuco,  Suzana Ferraz, expressou sua admiração pelo engajamento dos profissionais da MNSL, ressaltando que a maternidade está trilhando um caminho de aperfeiçoamento e dedicação para melhoria contínua. Ela elogiou a atenção aos detalhes, como o cuidado neonatal e a organização da Unidade Canguru, evidenciando a paixão da equipe por fazer a diferença. “Fiquei encantada com o envolvimento dos profissionais, felizes e orgulhosos de trabalhar aqui”, disse.

A enfermeira da UTI Neonatal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) da Unicamp (SP), Fernanda Taniatti, explicou que foi a primeira vez que esteve na MNSL e ficou impressionada com a quantidade de bebês atendidos com qualidade na maternidade. “Durante a visita, comentei vários pontos que falamos tanto e priorizamos no cuidado neonatal como o posicionamento correto, o cuidado do ninho, fixação de sonda, de o bebê estar bem aconchegado com relaxamento, sem sinal de dor e de estresse. Na Unidade Canguru, todos os bebês estavam de pele a pele. Fiquei muito feliz de conhecer e ver o quanto a equipe é motivada e apaixonada pelo que faz”, pontuou.

A gerente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), Juliana Almeida Fonseca, expressou sua satisfação em mostrar o serviço dedicado da MNSL a pessoas representativas do cuidado neonatal no Brasil. Ela ressaltou a evolução constante da assistência aos prematuros. “Fiquei muito feliz em mostrar que estamos evoluindo e melhorando a cada dia nossa assistência aos prematuros”, enfatizou.

Além do Complexo Neonatal, eles visitaram outras instalações da maternidade, como as alas Rosa, Verde e Azul, que são as enfermarias. Também visitaram a Sala de Manejo (onde as mães fazem a ordenha do leite materno) e a Central de Equipamentos.

Complexo Neonatal

O Complexo Neonatal é formado pela Utin, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) – Método Canguru, que consiste em colocar o bebê em contato pele a pele com a mãe e com o pai.

Fotos: Ascom SES

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe visita técnica de especialistas na área materno-infantil apareceu primeiro em Saúde.