Janeiro Branco é o mês de conscientização sobre a saúde mental

Com o objetivo de chamar atenção para a importância do cuidado com a saúde mental, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 18, uma ação alusiva à campanha Janeiro Branco. Em referência ao mês voltado à Conscientização da Saúde Mental, a programação envolveu pacientes, acompanhantes e funcionários.

A ação foi elaborada pelo Núcleo de Educação Permanente do Hospital da Criança (NEP), em parceria com os setores de Psicologia e Serviço Social da unidade. Esteve envolvida uma equipe formada por psicólogas, assistentes sociais e enfermeiras. Foram realizadas palestras em todos os setores do hospital e também distribuídos panfletos com orientações e contatos de clínicas que oferecem atendimento psicológico gratuito, ou cobram apenas valores simbólicos.

A psicóloga do Hospital da Criança, Ivanesk Andrade, explicou que essa ação tem o intuito de conscientizar e fazer com que o indivíduo consiga enxergar um pouco dessa necessidade de autocuidado. “Infelizmente, algumas pessoas ainda têm uma resistência muito grande em buscar ajuda, em procurar um profissional. Algumas por medo, outras por vergonha, e outras pelo preconceito da sociedade que não desmistificou ainda o que significa ir ao psicólogo. E isso é uma das coisas que nós, profissionais, sempre abordamos nas ações realizadas, justamente para tentar acabar com esse preconceito e mostrar o quanto é importante e saudável buscar ajuda de um profissional,” explicou ela.

Durante a visita da equipe na enfermaria, a dona de casa Jadiele Silva, acompanhante de uma paciente, compartilhou que tinha vivenciado uma fase difícil e afirmou que a ajuda profissional foi fundamental. “Não gosto de guardar nada para mim e foi muito importante dividir o que estava sentindo com o profissional que pôde me ajudar da forma correta. No momento que passei por isso, pensei em abandonar a minha família, meus filhos, chorava muito, tive síndrome do pânico. A ajuda da minha família e dos meus amigos foi fundamental. Comecei a praticar esportes, ler, cuidar mais de mim e vi que a vida tem maravilhas a nos oferecer e que devemos valorizar aquilo que Deus nos deu”, revelou ela.

O post Hospital da Criança promove ação alusiva ao Janeiro Branco com pacientes, acompanhantes e funcionários apareceu primeiro em Saúde.