Ações de Humanização do Huse refletem os cuidados a pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar 

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realiza, mensalmente, mais de seis mil atendimentos de urgência e emergência em diversas especialidades. O acolhimento e o cuidado fazem parte das ações diárias da unidade hospitalar. Neste dia 29 de novembro, data que celebra o Dia Nacional da Humanização, integrantes do setor de Humanização do Huse visitaram diversos ambientes do equipamento de saúde, levando alegria e palavras de conforto e respeito ao próximo. 

Por ser considerado uma unidade referência, o maior hospital público estadual recebe pacientes oriundos de municípios sergipanos e de outros estados. Entre as iniciativas realizadas pelo setor de Humanização da unidade hospitalar estão a Sala de Espera Integrativa, que acolhe usuários e acompanhantes na recepção de visitas, prestando informações e orientações das unidades críticas no Huse, as práticas integrativas e a realização de eventos em datas comemorativas e campanhas de saúde. 

A gerente do setor de Humanização do Huse, Ellen Caroline, destaca a importância da humanização para a área da saúde. “A gente entende bem o significado da palavra humanizar. Estamos em um hospital, e é importante tornar esse atendimento mais humano. Na área da saúde, é fundamental ter um atendimento individual e personalizado. Enquanto setor, paramos e ouvimos as necessidades dos pacientes, acompanhantes, assim como cuidamos do profissional que está na linha de frente do atendimento”, salientou.

As ações referentes ao voluntariado também integram as atividades do setor de Humanização. “A nossa atuação frente às equipes de voluntariado consiste em um conjunto de ações, com o objetivo de apoiar o serviço hospitalar a partir do atendimento das necessidades dos pacientes e acompanhantes”, enfatizou.

Outros serviços como atendimento psiquiátrico e psicológico, fisioterapia laboral, massoterapia e grupo de teatro são realizados pelo setor de Humanização do Huse. “Gostaria de expressar meu agradecimento a toda a equipe pelo empenho e carinho com a realização de diversas atividades de apoio terapêutico à saúde do colaborador. Todas as ações nos possibilitam um bem-estar maior e nos auxiliam no desenvolvimento das nossas atividades”, destacou a assistente social da unidade hospitalar, Andréia Carla Pereira. 

Política Nacional de Humanização

Entre os programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Ministério da Saúde está a Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS. Desde 2003, a PNH visa efetivar os princípios do Sistema Único da Saúde no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Como resultados pretendidos pela PNH estão o atendimento acolhedor e resolutivo, a garantia dos direitos dos usuários e a valorização do trabalho na saúde.

Fotos: Ascom SES

O post Hospital de Urgências de Sergipe prioriza atendimento humanizado à população apareceu primeiro em Saúde.