70 funcionários foram capacitados para agir na Brigada de Incêndio da Maternidade

A coordenação administrativa e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), promoveu uma capacitação para atualização da Brigada de Incêndio com trabalhadores da maternidade. O treinamento ocorreu nos dias 23 e 24, no auditório e área externa do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

A abertura foi realizada pela coordenadora administrativa da MNSL, Dilma Ávila, que ressaltou a importância da Brigada de Incêndio. “Há dois anos houve um princípio de incêndio na mata que fica no fundo da maternidade e a brigada tomou conta da situação até a chegada do Corpo de Bombeiros. Não houve um incêndio de maiores proporções por causa da ação rápida da brigada, daí temos um exemplo da importância”, frisou.

De acordo com o gerente administrativo da MNSL, Nilton César, a capacitação teve duas etapas (teórica e prática) e contou com a presença de 70 funcionários, divididos em duas turmas. É uma capacitação de oito horas para cada turma, e este já é o 4º ano de treinamento para servidores da maternidade.

O técnico de segurança da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Marcilon Ferreira Júnior, é responsável também pela segurança da maternidade. “A Brigada de Incêndio é de suma importância para a unidade, e aqui estamos capacitando pessoas para agir em um eventual sinistro como um princípio de incêndio, saber utilizar extintores e hidrantes e identificar os riscos potenciais que existem em todo ambiente de trabalho, além de conseguir intervir para prevenir algo mais sério”, explicou. 

O sargento do CBMSE Ricardo Nobre foi o responsável pela capacitação, juntamente com outros bombeiros militares. Eles fazem parte do Setor de Controle de Palestras e Cursos de Brigada do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução do Corpo de Bombeiros. “Realizamos capacitação, também, na parte de primeiros socorros. E explicamos na prática como manejar os equipamentos que evitam um princípio de incêndio. Orientamos como acionar e recepcionar os bombeiros, e como agir antes do Corpo de Bombeiros chegar”, informou.

Condutor de ambulâncias há 15 anos, Jairo Augusto Chagas foi um dos participantes da capacitação. “Este curso de brigadistas é de grande importância, porque nós lidamos em uma área em que estamos sujeitos a qualquer sinistro, e com os conhecimentos adquiridos aqui ficamos preparados para poder enfrentar qualquer intercorrência desse tipo. Eu já participei de outros treinamentos, mas agora estou sendo atualizado, porque as técnicas mudam sempre para melhor’, destacou.

Fotos: Ascom SES

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza capacitação para Brigada de Incêndio apareceu primeiro em Saúde.