A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, está realizando o Curso Reanimação Neonatal para os profissionais de saúde da unidade. O curso é ministrado por instrutores credenciados e teve início no último dia 27, com as aulas teóricas on-line. As aulas práticas são realizadas até hoje, 01 de outubro.

Os participantes são profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, fisioterapeutas e enfermeiras. “O intuito do evento é promover estratégias de prevenção de sequelas neurológicas em crianças de alto risco e um dos passos destaca a importância de seguir as diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN/SBP), disse o médico, Paulo Menezes.

Ele explicou que o curso acontece baseado no Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, para recém-nascidos com idade gestacional maior ou igual a 34 semanas, sendo ministrado pelas neonatologistas Roseane Porto, Paulo Menezes e Renata Tavares. Eles observaram que o objetivo principal foi melhorar a qualidade de assistência neonatal.

Prática

Participam do evento enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, equipe multidisciplinar que faz parte da assistência do recém-nascido. Em seguida esses assuntos foram fortalecidos na prática, através de simulações com bonecos, e os participantes puderam esclarecer suas dúvidas. O neonatalogista comentou que foram abordadas as técnicas e atitudes para assegurar a vida dos bebês em situações de emergência, identificando anormalidades e capacitando os profissionais para a tomada rápida de decisão na realização dos procedimentos necessários que garantem assistência segura às crianças. O evento possuiu número restrito de vagas, avaliação e certificado.

A pediatra Roseane Porto disse ainda  que o curso pretende melhorar a assistência ao recém nascido em sala de parto, para que evite principalmente os casos de anoxia neonatal, que ainda é uma causa muito frequente  de óbito no período neonatal, ou seja, ele impacta de forma importante nos índices de mortalidade infantil, principalmente,  no componente neonatal. “É muito importante para a maternidade a realização desse curso, pois temos que capacitar e treinar os funcionários quanto ao conhecimento  e treinamento sempre. Como a MNSL é de alto risco, a chance de um bebê necessitar de reanimação é alta. Os profissionais da unidade precisam estar bem preparados”, observou a pediatra.

Segurança – O pediatra e Referência técnica na área da neonatologia, Paulo Menezes, disse que durante a qualificação são abordadas técnicas e atitudes para assegurar a vida dos bebês em situações de emergência, identificando anormalidades e capacitando os profissionais para tomada rápida de decisão na realização dos procedimentos necessários que garantam uma assistência segura às crianças. “Os participantes contaram com simulações realísticas de diversos casos que podem acontecer em sala de parto. Foi dada oportunidade a eles de utilizar na prática todo o material de reanimação”, afirmou Paulo.

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza curso de reanimação neonatal para profissionais de saúde apareceu primeiro em Saúde.