Com apenas dois dias de lançamento da etapa Aracaju, o programa inicia as cirurgias no Hospital Santa Isabel

Agilizar o atendimento, diminuir as filas e promover saúde é o intuito do programa Opera Sergipe, que está em sua primeira fase e já devolveu o bem-estar a mais de cinco mil pessoas. Com o sucesso das cirurgias entregues no interior do estado, chegou a vez de a população de Aracaju receber os procedimentos eletivos de média complexidade. Para isso, foi lançada, na última quinta-feira, 7, a etapa Aracaju do Opera Sergipe, que realizou a marcação de 237 cirurgias. Os dez primeiros pacientes já iniciaram a operação no sábado, 9, no Hospital Santa Isabel.

“Quando eu fui ao lançamento, não pensei que a minha cirurgia aconteceria tão rápido. Eu pensei que até em um mês estaria operado, mas com apenas dois dias, me surpreendeu. Estou tão agradecido e emocionado que sou incapaz de dizer em palavras o que estou sentindo. Esperei um ano por essa cirurgia, tendo que ser internado várias vezes por causa das dores, e agora nem posso acreditar que irei me livrar desse incômodo”, relatou o caminhoneiro Antônio César Gonçalves, de 54 anos, que fez a hernioplastia inguinal. 

Com investimento de mais de R$56 milhões para execução, o programa Opera Sergipe, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contratualizou o Hospital e Maternidade Santa Isabel, para garantir um acesso regulado, qualificado e seguro da etapa Aracaju. Vale ressaltar que os hospitais contratualizados para atender os 74 municípios ainda estão realizando as cirurgias no interior do estado, que são: o Hospital Amparo de Maria, no município de Estância; o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, e o Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão.

A dona de casa Adriele Santos Silva, de 27 anos, realizou o sonho de fazer a sua laqueadura. “Eu tinha o desejo de ser mãe. Assim, Deus me deu três lindos filhos. Mas, agora, quero focar mais na criação deles. Por isso, estou fazendo a laqueadura. Esse programa é uma benção para nós, desde o atendimento para marcação da cirurgia até o pré-operatório no Hospital Santa Isabel. A equipe sempre maravilhosa e atenciosa, e esse tratamento com certeza nos deixa mais tranquilos em um momento tão importante como este”, agradeceu Adriele. 

Os procedimentos cirúrgicos de média complexidade que foram disponibilizados são: histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

Marcação de cirurgias

Para ter acesso ao programa, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima da sua casa. Após a consulta, o paciente será encaminhado para o cirurgião, que irá cadastrar, se necessário, o usuário no Opera Sergipe. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’. A execução das cirurgias ocorrerá dentro de até 60 dias, a partir do instante em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.

Fotos: Flávia Daniela

O post População de Aracaju elogia eficiência do programa Opera Sergipe apareceu primeiro em Saúde.