A capacitação contou com a participação dos profissionais que atuarão na Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental do Hospital Regional de Glória

Com o objetivo de prestar uma assistência qualificada e segura, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde (Daes), realizou nos dias 20 e 22 de novembro, uma capacitação para os profissionais de saúde e gestores que atuarão na Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental do Hospital Regional Gov. João Alves Filho, no município de Nossa Senhora da Glória. 

A unidade de saúde mental contará com dez leitos de enfermaria e um leito complementar do tipo isolamento e será entregue à população sergipana ainda em 2023. O serviço terá como público-alvo o usuário com transtorno mental ou com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, incluindo usuários em conflito com a lei (privados de liberdade), a partir de 18 anos de idade, que necessitem de internação em unidade hospitalar. 

De acordo com a diretora da Atenção Especializada à Saúde da SES, Marli Francisca dos Santos Palmeira, a qualificação tem o intuito de proporcionar aos profissionais um aprendizado maior com relação à assistência. “O momento é justamente para ampliar os conhecimentos destes profissionais e fortalecer o atendimento de forma qualificada. Além disso, para atender as demandas previstas pela Resolução 487/2023 do CNJ, a SES vem implementando a Rede de Atenção Psicossocial com as novas Unidades de Referência em Saúde Mental em Hospital Geral, conforme diretrizes do Ministério da Saúde”, reforçou a diretora. 

O curso de capacitação dos profissionais abordou diversas temáticas como o processo de trabalho e cuidado, as competências e habilidades da equipe multiprofissional e os novos fluxos do Poder Judiciário para a implementação da Política Antimanicomial. 

Para a técnica de enfermagem, Ana Paula Brito, que esteve presente na capacitação, o curso foi um momento importante para ampliar as técnicas de abordagem. “A qualificação foi enriquecedora para sabermos lidar com o paciente psiquiátrico para que o tratamento seja totalmente seguro e eficaz”, contou. 

Já o assistente de enfermagem, José Roberto Farias, destacou que o treinamento contribuiu ainda mais para o cuidado especializado. “Foi uma oportunidade que tivemos para discutir a abordagem de imediato, o tratamento ideal e conhecer a Rede de Atenção Psicossocial de Sergipe que é primordial para nós que iremos atuar na unidade de Saúde Mental”, disse. 

Unidade de Saúde Mental

Em caso de crise, o paciente será regulado para o Hospital São José, que é a porta de entrada e referência estadual de urgência e emergência da saúde mental. Assim que for estabilizado e necessitar de continuidade do tratamento, ele passará pelo Complexo Regulatório do Estado, por meio do Samu 192 Sergipe, e será conduzido para o Hospital Regional de Glória. 

Esse usuário será acolhido por uma equipe multiprofissional que envolve psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e assistente social para proporcionar um acolhimento e tratamento de forma qualificada. 

 Lei Antimanicomial

 A Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental tem o intuito de atender à resolução 487 do Conselho Nacional de Justiça, publicada em fevereiro de 2023, desdobramento da Lei Antimanicomial nº 10.216, de 6 de abril de 2001. A resolução prevê que todos os estados precisam se adequar à Lei Antimanicomial, ou seja, os usuários privados de liberdade com transtornos mentais precisam ser admitidos em hospitais gerais. 

A chefe de prisão criminal e secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de Sergipe, Karla Vanessa Cardoso, esteve na capacitação e destacou a importância de deixar os profissionais informados acerca da resolução 487. “O nosso objetivo foi deixar toda a equipe alinhada de acordo com o que preconiza a resolução da Política Antimanicomial. É muito importante toda a equipe conhecer a resolução e os fluxos de atendimento”, salientou.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Profissionais da Saúde são capacitados para manejo de pacientes com transtornos mentais no Hospital Regional de Glória apareceu primeiro em Saúde.