Promovido por meio do Samu 192 Sergipe, evento teve como intuito alinhar com instituições parceiras, órgãos de segurança e órgãos do Estado uma nova formatação da FE-SUS

Com o intuito de fortalecer o movimento nacional e melhorar as políticas públicas acerca de situações de desastre e catástrofe que possam vir a acontecer, na manhã desta sexta-feira, 20, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou uma proposta de implantação e implementação da Força Estadual da Saúde de Sergipe. 

Na ocasião, estiveram presentes a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), o Samu 192 Sergipe, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Capitania dos Portos de Sergipe, a Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o superintendente do Samu, Dênison Pereira, o intuito do evento é alinhar com as instituições parceiras, os órgãos de segurança e os órgãos do Estado uma nova formatação da Força Estadual do SUS (FE-SUS). “Hoje é um dia ímpar, para que possamos pensar e planejar novas políticas públicas. Os estados têm que assumir também esse compromisso para que a gente possa atuar de forma rápida em qualquer situação de desastre, catástrofe, para atender a população da melhor forma. Estando unificados, podemos potencializar o nosso trabalho”, afirmou Dênison.

“Considerando as mudanças climáticas, o perfil epidemiológico e as diversas ameaças nacionais e mundiais, julga-se necessária a criação de uma Força Estadual do SUS em Sergipe, como proposta essencial de gerenciamento adequado das ações frente às situações de desastres, com diretrizes específicas e bem definidas para funcionamento direcionado”, explicou o enfermeiro do Samu 192 Sergipe e um dos precursores do FE-SUS, Marcos Aurélio Fonseca.

“Outro ponto de extrema importância e que se faz necessário a presença da FE-SUS é a elaboração e organização de planos de contingência para eventos de massa, emergências sanitárias de origem biológica, ambiental, química ou radiológica, assessoria e capacitação de profissionais de estabelecimentos de assistência à saúde na elaboração de planos de resposta em Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV)”, frisou.

Fotos: Flávia Daniela

O post Saúde lança proposta de implementação da Força Estadual do SUS apareceu primeiro em Saúde.