Foram debatidas situações de atendimento a desastres e incidentes com múltiplas vítimas, a fim de formar uma equipe preparada para diversas ocorrências

Para qualificar a assistência à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), realizou nos dias 29 e 30 de novembro o primeiro curso preparatório para os profissionais que integrarão a Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nos dois dias de evento foram debatidas situações de atendimento a desastres e incidentes com múltiplas vítimas, com o objetivo de formar uma equipe preparada para as diversas ocorrências. A Força Estadual do SUS tem o intuito de fortalecer o movimento nacional e melhorar as políticas públicas acerca de situações de desastre que possam vir a acontecer. 

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denison Pereira, a primeira capacitação aconteceu com diversas instituições que podem atender pessoas em situações de catástrofe ou incidente com múltiplas vítimas. “É fundamental ter uma equipe preparada para realizar os atendimentos com maior qualidade nessas situações para o resgate de vítimas, diminuindo a morbidade e mortalidade. Sergipe sai como um dos pioneiros no lançamento da Força Estadual do SUS e sabemos que é fundamental ter a equipe preparada para a assistência de vítimas em situação de urgência e emergência”, disse o superintendente. 

A enfermeira Natália Coelho participou do evento e destacou a importância da qualificação enquanto profissional. “O curso vem para unir forças junto a cada órgão público e agregar valores para que possamos definir condutas diante catástrofes, desastres e acidentes com múltiplas vítimas”, contou. 

Força Estadual do SUS

Compete à Força Estadual do SUS a elaboração e organização de planos de contingência para eventos de massa, emergências sanitárias de origem biológica, ambiental, química ou radiológica, assessoria e capacitação de profissionais da assistência à saúde na elaboração de planos de resposta em Incidente com múltiplas vítimas.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Saúde promove qualificação para atendimentos a desastres com múltiplas vítimas apareceu primeiro em Saúde.