ntegrar os serviços de reabilitação do Estado de Sergipe. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Assistência Ambulatorial, realiza nesta terça e quarta-feira, 02 e 03, o I Seminário Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação, dirigido aos profissionais que atuam na área e reuniu mais de 150 trabalhadores, superando as expectativas de participação, conforme salientou a Referência Técnica da Reabilitação da SES, Géssica Uruga.

Realizado no auditório do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, unidade da Secretaria de Estado da Saúde que oferece o serviço nas modalidades intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), auditiva, visual e física, o seminário foi pautado na necessidade observada de reunir os profissionais da reabilitação dos centros especializados para se discutir o modelo do serviço, o fluxo e os protocolos atualizados, com vistas a organização da rede, atualização dos saberes dos trabalhadores e melhoria da qualidade do serviço que chega ao paciente.

Participam da capacitação psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicopedagogos, musicoterapeutas e técnicos de enfermagem e gestores que atuam nos cinco centros especializados em reabilitação que existem no Estado. São eles o CER IV; o CER II SERFISMO, o CER II APAE e o CER II CIRAS, todos ofertando reabilitação física, intelectual e TEA. Há ainda o CER III, em Lagarto, que atua nas modalidades física, auditiva, intelectual e TEA.

Em sua fala de abertura, a Coordenadora Estadual da Assistência Ambulatorial da SES, Renata Buarque, afirmou que o segundo seminário já está assegurado para o próximo ano. Isso, devido ao sucesso deste primeiro evento, que teve as 150 vagas preenchidas logo nos primeiros dias de inscrição. Para ela, o interesse dos participantes reflete o engajamento e o compromisso dos profissionais com o serviço de reabilitação no Estado.

E é assim que se sente a fonoaudióloga do CER II Ciras, Clayne Mirele Pereira Teixeira. “Vejo no evento dois pontos muito positivos: o primeiro é a proposta de integração dos serviços que traz o seminário e, o segundo, a qualificação dos profissionais que trabalham com reabilitação. Nestes dois dias teremos a atualização de conhecimentos seja pelas palestras, seja pelos minicursos que acontecerão”, disse.

Também fonoaudióloga do CER II do Santa Maria, Émily Thais Souza Gomes dos Santos, destacou o conceito do seminário, que é o da formação continuada. “Nós precisamos disso, porque o conhecimento técnico-profissional não se consolida ao final da graduação. Nós precisamos continuar nos profissionalizando para dar o nosso melhor aos nossos pacientes. O tempo traz inovações terapêuticas, novas tecnologias e precisamos estar inseridos nelas”, enfatizou.

O seminário é uma iniciativa da Coordenação Estadual de Assistência Ambulatorial que contou com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na construção do programa. Foi organizado por uma comissão composta por profissionais representantes de todos os centros especializados em reabilitação.

Foto: Valter Sobrinho

O post Saúde realiza I Seminário Estadual Centros Especializados em Reabilitação apareceu primeiro em Saúde.