O intuito da SES é levar mais informações e ações educativas para a população

A fim de levar conhecimento sobre o Dezembro Vermelho, mês voltado para a conscientização e promoção do tratamento precoce da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc), promoveu, nesta segunda-feira, 18, no auditório do Fórum Olímpio Mendonça, uma roda de conversa para os egressos do sistema prisional e seus familiares.

A referência técnica do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana, explicou sobre o assunto e entregou folhetos e camisinhas aos participantes do evento. “Ao trazer a pauta sobre o Dezembro Vermelho para a roda de conversa, é possível facilitar o entendimento das pessoas, mostrando a importância da realização do teste de HIV pelo menos uma vez ao ano, a depender da vida sexual da pessoa. Além de levar esse conhecimento, falamos sobre as formas de prevenção, tanto a camisinha, como o uso de medicamentos que compõem a Prevenção Combinada”, explicou Almir Santana.

A ação surgiu do Escritório Social, o responsável por trabalhar com a parte de ressocialização de ex-presidiário, além de trazer também uma abordagem em relação à saúde. A coordenadora do Escritório Social, Luzimary Fernanda, relatou que já realizou a entrega de camisinhas no setor, mas que sentiu a necessidade de trazer discussão sobre as ISTs. “Temos a função de dar o suporte necessário para esse público. Assim, achamos interessante trazer esse tema, porque o egresso sai desatualizado, não sabe o que está acontecendo aqui fora. É um momento de expandir os conhecimentos, até para a gente que trabalha aqui, que muitas vezes não sabe o que é exatamente a campanha”, disse.

A psicóloga Yzabelle Karolline explicou que o Escritório Social lida com pessoas que saíram recentemente do presídio, ou seja, são pessoas que, por vezes, não têm orientação de saúde, nem orientação de educação como um todo. “O nosso intuito de desenvolver uma roda de conversa para os egressos e os familiares é fornecer conhecimento sobre a Aids, uma infecção que ainda está muito presente na sociedade. Trazer o Dr. Almir para conversar com eles é para quebrar esse estigma da Aids e reforçar a importância do cuidado”, reforçou.

Ações do Dezembro Vermelho

Dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, na terça-feira, 19, acontecerá uma roda de conversa sobre HIV/Aids para os privados de liberdade em uma unidade prisional de Sergipe. Já na quarta-feira, 20, a equipe de Vigilância em Saúde estará no município de Carmópolis, na Carmo Energy e na Empresa Braserv. Na quinta-feira, 21, a roda de conversa será no Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).

O post Saúde realiza roda de conversa sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis apareceu primeiro em Saúde.