Diversas ações foram criadas, tanto para prevenção do câncer de mama, quanto para promoção da saúde da mulher

A fim de alertar a população feminina sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início a campanha do Outubro Rosa, na última segunda-feira, 2, que contou com a apresentação artística do Grupo Batalá Sergipe. Além da atração, as servidoras tiveram uma manhã com consultas e exames ginecológicos na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, testagem rápida na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, realizadas no estacionamento do Centro Administrativo da Saúde (CAS), além de massagem corporal. A campanha é uma ação conjunta entre a Diretoria da Atenção Primária à Saúde (DAPS), a Diretoria de Atenção Especializada à Saúde (DAES), a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS). 

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, explicou que o foco principal da campanha além da conscientização, é também facilitar o acesso aos exames de mamografia. “Sempre abordamos como é importante o diagnóstico precoce, costumo dizer que é o caminho mais curto para a cura. Ao ter uma rotina de exames, conseguimos descobrir possíveis problemas, e quanto antes identificar o foco, maior as chances de se recuperar. O Outubro Rosa é uma campanha linda e muito necessária para a população feminina”, frisou o secretário. 

A servidora da SES, Ivete Góis, compartilhou sua experiência vivenciada em 2021, ao ser diagnosticada com uma neoplasia maligna de ovário. “Mesmo diante de tantos desafios enfrentados, Deus providenciou tudo naquele momento de dificuldades. Eu sempre fui disciplinada quando o assunto é saúde, pelo diagnóstico precoce consegui realizar meu tratamento no início, o que potencializou a minha chance de cura. Por experiência própria, sei o quanto é importante ter uma rotina de exames e autocuidado”, relatou Ivete. 

Já a servidora Renata de Melo comemorou a iniciativa da secretaria em promover ações voltadas à saúde da mulher. “Acabei de realizar os exames de mamografia, pois além de ter 46 anos, há histórico de câncer nas mulheres da minha família, por esses motivos, de seis em seis meses, estou realizando meus exames para ficar mais tranquila. Quero elogiar a iniciativa da SES por disponibilizar esses exames aos servidores, isso é primordial”, disse. 

Caism

Durante o mês de outubro, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), irá desenvolver diversas ações para as usuárias, acompanhantes e profissionais, como a ampliação da oferta de exames de mamografia por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe (Ácone), além de divulgações de conteúdos sobre o câncer de mama e a importância da prevenção nas redes sociais.

Programação

Nesta quarta quarta-feira,  4 de outubro, no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), será realizado o Seminário Estadual da Mulher com o tema: Menopausa – vivendo com saúde os melhores anos da sua vida, para profissionais da Atenção Primária à Saúde e profissionais da saúde de Instituições de Ensino Superior (IES).

No dia 5, no auditório do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), acontecerá uma palestra sobre prevenção contra o câncer de mama e colo do útero, destinada aos profissionais de saúde, servidores, acadêmicos e residentes. Os principais temas abordados serão: Câncer de Mama – fatores de risco e prevenção da doença; Sexualidade feminina – uma questão de autoestima?; Como lidar com a questão estética ao longo do tratamento; e por fim, Saúde da mulher e fisioterapia pélvica.

Nos dias 10 a 11 de outubro haverá uma capacitação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o fortalecimento do serviço de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI), que será direcionado para os profissionais de saúde, acadêmicos e residentes. Serão discutidas as estratégias de prevenção primária e secundária do câncer do colo do útero e a respeito de lesões de vulva, vagina e colo do útero: a importância do reconhecimento e condução clínica. 

Já nos dias 25 e 26 de outubro, será realizado também no auditório do CER IV, uma capacitação para o Fortalecimento da Política de Qualificação dos Exames Citopatológicos pelo Laboratório Externo da Qualidade – MEQ – Caism. O público-alvo serão profissionais da APS e profissionais dos laboratórios Qualicito.

Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa

O post Secretaria da Saúde realiza programação alusiva à campanha Outubro Rosa apareceu primeiro em Saúde.