Em reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), na manhã desta sexta-feira, 14, realizada no auditório do Quality Hotel, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, destacou o esforço que o Estado tem feito para alcançar as metas de coberturas vacinais e informou aos gestores municipais que as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde estarão mobilizadas e presente em diversos municípios sergipanos, neste sábado, 15, Dia ‘D’ Estadual de Vacinação contra a Pólio.  

“Nós estamos com 78,25% de cobertura da pólio, ou seja, bem distantes da meta de 95% do Ministério da Saúde. Ou se tem um movimento para reverter este cenário, ou não obteremos êxito. Lembro-me que foi nesse espaço do CIE que pactuamos o grande desafio de alcançar até o final do ano as metas de coberturas vacinais do Estado. Por isso, amanhã nós estaremos potencializando e participando desse dia estadual, que é uma proposta da campanha Vacina Mais Sergipe”, salientou a secretária.

A secretária informou que gestores e técnicos das diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Primária junto com as equipes do Programa Estadual de Imunização estarão nos municípios, levando apoio e fortalecendo as ações nos territórios, num esforço unificado e inovador para elevar a vacinação no Estado. Entre os municípios que serão visitados pelas equipes da SES estão Nossa Senhora do Socorro,  Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Estância e Itaporanga.


Outras pautas

Na reunião do CIE também foram discutidas outras pautas, entre elas o cofinanciamento ao Hospital Universitário de Aracaju para realização de transplantes; as metas da Central Estadual de Transplante, Banco de Olhos de Sergipe e Organização de Procura de órgãos para o biênio 2022-2023; a missão da Central de Regulação de Urgência (CRU) e sua organização; e a organização estadual das cirurgias eletivas para manutenção da estratégia após a publicação da nova portaria, com incorporação dos recursos federais aos tetos do Financiamento de Alta e Média Complexidade (MAC).

Muito em evidência a questão dos transplantes, a enfermeira da Central Estadual de Transplante, Eliana Oliveira, falou aos gestores municipais sobre as metas para o biênio 20222-2023 da central, da Organização de Procura de Órgão e do Banco de Olhos de Sergipe, importantes para a prestação de contas anual dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde.

“Entre as metas definidas está uma que é muito importante para todos que lidam com o transplante de órgãos que são notificações de potenciais doadores, especialmente nesse momento quando iremos avançar com nossas ações para os hospitais regionais, objetivando aumentar as notificações de potenciais doadores, com vistas à captação de novas doações que irão impactar nos transplantes”, disse, lembrando que Sergipe voltou a realizar o transplante renal no Hospital Universitário de Aracaju e que em breve o Hospital de Cirurgia estará realizando transplante renal e de fígado.

Fotos: Flávia Pacheco 

O post Áreas técnicas da SES irão reforçar o apoio aos municípios no Dia ‘D’ estadual de vacinação apareceu primeiro em Saúde.