No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a alimentação saudável como fator determinante da saúde do indivíduo e enfatiza o enfrentamento à insegurança alimentar da população, caracterizada pelo excesso de peso, obesidade e a desnutrição. Isso ocorre com ações de promoção à saúde a partir de uma política nacional que tem como pilar principal o incentivo à alimentação adequada e saudável, ao tempo em que executa políticas públicas de combate às deficiências e carências nutricionais voltadas aos grupos de risco, especialmente a crianças menores de cinco anos.

No âmbito da Atenção Primária à Saúde são realizadas ações de fortalecimento, apoio e promoção ao aleitamento materno, através da rede de bancos de leite humano do Estado, e executados o Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, que visa combater a deficiência do composto orgânico, principalmente em crianças menores de cinco anos, e a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil, o NutriSus, que opera a partir da oferta de micronutrientes em pó que combatem a anemia, um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e na América Latina.

“Com o NutriSus é ofertado 15 tipos de nutrientes às nossas crianças, essenciais em seu equilíbrio para fazer o enfrentamento das carências nutricionais e também da carência de ferro”, atestou o Referência Técnica em Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde, Ronaldo Cruz. Acrescentou que a oferta do suplemento está saindo das creches para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e enfatizou que neste edição de 2022, a campanha traz como tema ‘Alimentação saudável e acessível’.

Lembrou o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, um dos mais antigos do SUS ainda em execução em todo país, para prevenir a anemia não só em crianças como também em gestantes. Segundo Ronaldo Cruz, a iniciativa apresenta resultado satisfatório do ponto de vista do suporte mineral, em especial em relação ao ferro, elemento do qual as mulheres necessitam para que obtenham um bom desenvolvimento da gestação.

Para o Referência Técnica, o Dia Mundial da Alimentação é importante para que sociedade não perca de vista a necessidade da adoção de uma alimentação saudável, bem como da construção de ambientes alimentares saudáveis, evitando os produtos industrializados por serem carregados de sódio, açúcar e gorduras, e adotando outras práticas que promovem qualidade de vida, como os exercícios físicos.

O post Programas do SUS reforçam a alimentação de crianças e gestantes apareceu primeiro em Saúde.