O câncer de mama se destaca como o mais prevalente e o segundo tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres brasileiras

Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou uma palestra com o médico ginecologista e obstetra Carlos Alberto Santiago sobre câncer de mama. O evento, que faz parte da celebração do Dia do Servidor, ocorreu no auditório da maternidade e contou com a participação de profissionais da unidade. 

De acordo com o médico Carlos Santiago, é sempre muito importante conversar sobre o câncer de mama, pois se destaca como o mais prevalente e o segundo tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres brasileiras, perdendo apenas para o câncer de pele. “Essa iniciativa foi importante para sanar dúvidas dos servidores a respeito da prevenção do câncer de mama. A perspectiva de cura do câncer de mama aumenta com a possibilidade do diagnóstico precoce. Então precisamos de prevenção, e esse esclarecimento à população é extremamente rico e necessário”, enfatizou.

Para ele, as mudanças no estilo de vida, em especial o comportamento emocional e a alimentação saudável fazem a diferença. “Nós não sabemos perfeitamente quem apresenta predisposição mórbida, porém algumas coisas funcionam como gatilho, como por exemplo, às vezes a pessoa tem uma predisposição, mas não se manifestou e de repente após algum acontecimento sério como a perda ente querido, uma vida que está tumultuada de alguma forma, pode funcionar como um gatilho. Então existem vários aspectos e um que é extremamente importante é a avaliação médica anual”, frisou.

Para a assistente social Adriana Prata, a palestra foi muito interessante. “Foi muito bom para aumentarmos o nosso conhecimento e até para aprendermos a nos cuidar. Como profissionais de saúde, nós devemos nos cuidar também para podermos ajudar o outro. Foram colocações muito necessárias na palestra”, opinou.

Fotos: Ascom SES

O post Maternidade Nossa senhora de Lourdes realiza palestra sobre câncer de mama e alerta sobre a importância da prevenção apareceu primeiro em Saúde.