A equipe da SES recebeu a visita da representante do Ministério da Saúde para tratar sobre o serviço que é realizado no Hospital Universitário de Lagarto

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada (Daes), recebeu a visita da diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), do Ministério da Saúde (MS), Flávia Teixeira, para apresentação do desenvolvimento das ações da atenção especializada do Serviço Ambulatorial do Processo Transexualizador no estado, que é realizado no Hospital Universitário de Lagarto (HUL).

O Ambulatório Transexualizador do HUL foi habilitado como estabelecimento de saúde com atenção especializada no processo transexualizador, na modalidade ambulatorial, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no mês de junho de 2023. Com a habilitação pelo MS, o HUL oferece serviços como terapia hormonal no processo transexualizador pré e pós-operatório para cirurgia de redesignação sexual. 

Segundo a representante do Ministério da Saúde, a portaria do processo transexualizador está em revisão, e uma nova deve ser publicada nos próximos meses. Com a nova publicação, a atenção para a população trans será ampliada e contará com ações mais robustas, o que oportuniza colocar no plano de governo a proposta de ampliação do serviço existente, possibilitando a implantação de um novo serviço na capital. 

A equipe da SES acompanhou Flávia Teixeira até o município de Lagarto para reconhecimento in loco do funcionamento do serviço. A comitiva foi recebida pela gestão do Hospital Universitário de Lagarto e lá verificou a prática, inclusive com testemunhos de uma usuária do Serviço Ambulatorial do Processo Transexualizador.  

Em virtude do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Serviço Ambulatorial do Processo Transexualizador, Sergipe fez o convite à médica Evelyn Machado para participar da reunião do Grupo de Trabalho que discutirá a nova portaria a ser publicada sobre o processo transexualizador. 

Para a Diretora de Atenção Especializada da SES, Marli Palmeira, o encontro foi importante para um fortalecimento do compromisso do Governo do Estado em proporcionar aos sergipanos uma assistência qualificada e eficiente, visando cada vez mais a ampliação do acesso às ações e serviços de saúde. “A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), em parceria com a SES, propôs a implementação do ambulatório transexualizador do Hospital Universitário de Lagarto já para o ano de 2024, após o lançamento da nova portaria”, disse Marli.

Fotos: Ascom SES

O post Saúde apresenta ações do Serviço Ambulatorial do Processo Transexualizador no estado apareceu primeiro em Saúde.