O encontro teve o objetivo de reunir os gestores para compartilhar conhecimentos acerca da implantação do piso da enfermagem e tirar dúvidas

Com o intuito de tirar dúvidas referentes à nona parcela do complemento do piso da enfermagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Planejamento, realizou nesta sexta-feira, 15, uma reunião com a rede filantrópica de Saúde de Sergipe.  A ocasião teve o objetivo de reunir os gestores dos hospitais filantrópicos que compõem a rede complementar de Saúde para compartilhar conhecimentos acerca da implantação do piso da enfermagem e tirar dúvidas.

De acordo com o diretor de planejamento da SES, Davi Rogério Fraga, a reunião foi importante para alinhar e trocar experiências sobre a construção da base estadual enviada pelo Ministério da Saúde. “A Portaria 2.031, publicada no mês de dezembro, estabeleceu o recurso da nona parcela do piso nacional da enfermagem, que estamos denominando de décimo terceiro salário. Por isso, é muito importante que a metodologia seja divulgada e massificada com a rede complementar, para que todos os filantrópicos tenham condições de fazer os repasses aos profissionais de saúde eleitos aos critérios do complemento da União”, destacou o diretor.

Algumas unidades, como o Hospital de Cirurgia e Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, e a Fundação Médica Santa Cecília, do município de Aquidabã, no médio sertão do estado, estiveram presentes na reunião para sanar dúvidas acerca do pagamento aos profissionais de saúde.

A coordenadora administrativa do Hospital de Cirurgia, Lívia Menezes Melo, contou que o momento foi fundamental para um alinhamento qualificado acerca do piso. “Ao longo desses meses, trabalhamos com os primeiros repasses das parcelas referentes ao complemento do piso, e surgiram algumas dúvidas, que hoje foram sanadas para nós. Essa reunião foi importante para que a gente consiga montar a folha de pagamento de forma técnica”, destacou.

Nona parcela

A portaria GM/MS nº 2.031, publicada em 28 de novembro de 2023, estabeleceu os valores referentes à nona parcela do exercício de 2023, relacionados ao repasse da assistência financeira complementar. Essa parcela representa um recurso adicional especificamente destinado ao complemento do pagamento das obrigações de final de ano aos profissionais da enfermagem, conforme estabelecido nos regulamentos.

O diretor de planejamento ressaltou, ainda, que o Governo do Estado está empenhado em garantir a implementação do piso salarial em Sergipe. “Estamos garantindo a aplicação da Lei conforme os critérios estabelecidos pelo  Ministério da Saúde para o complemento do piso desses profissionais”, explicou.

O post Saúde discute implementação do piso nacional da enfermagem junto à rede filantrópica de Sergipe apareceu primeiro em Saúde.