Equipamento auxilia na comunicação oral dos pacientes submetidos à retirada total do órgão

Os pacientes oncológicos laringectomizados (que removeram a caixa de voz) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) receberam nessa segunda-feira, 16, o aparelho conhecido como ‘laringe eletrônica’, dispositivo que permite que o paciente volte a se comunicar oralmente. O equipamento é considerado um grande aliado na melhoria da qualidade de vida de pacientes que foram submetidos à laringectomia total, ou seja, retirada total da laringe, em decorrência do câncer, perdendo a capacidade de produzir a voz.

Em muitas situações, a indicação cirúrgica é voltada para casos avançados do câncer, ocasionando, entre outros danos, a perda das pregas vocais, estruturas que permitem a produção natural da voz. A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Huse, com a presença dos pacientes oncológicos assistidos pelo Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite da unidade hospitalar.

Neste primeiro momento, 15 pacientes que estão em tratamento ou em acompanhamento no Huse foram beneficiados com o dispositivo. Com a aproximação da eletrolaringe na região do pescoço ou boca e uso de adaptador oral, ocorre a vibração das estruturas e a onda sonora produzida pelo equipamento alcança o trato vocal.

Entre os pacientes que receberam o aparelho está o senhor José Elias Dias, do município de Santa Rosa de Lima, leste sergipano. Há cinco anos, ele passou por tratamento oncológico com radioterapia, quimioterapia e cirurgia para a retirada da laringe. Sua esposa descreveu a emoção que sente do momento. “A felicidade dele é estar aqui e é ainda maior poder receber esse dispositivo, porque vai ser uma nova vida, falar novamente! Ele já se expressa muito bem por gestos, mas com a laringe eletrônica será outra vida. Gostaria de agradecer a Deus e, claro, a todos que fizeram este momento ser possível. Agora ele voltará a cantar como fazia antes!”.

Solenidade

Durante a solenidade para a entrega dos aparelhos de laringes eletrônicas, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, enalteceu o encontro e salientou a relevância do momento para o fortalecimento dessa linha de cuidado. “É muito gratificante concretizar essa entrega para esses pacientes que, já pela própria história, atravessaram tantas dificuldades. É uma nova oportunidade para eles, porque traz um impacto bastante significativo na vida dessas pessoas. O ineditismo dessa entrega nos enche de alegria. Ao longo desses meses, estamos vivenciando o compromisso do Governo do Estado em tratar a saúde como prioridade”, disse o gestor.  

A partir de agora, os pacientes passarão pelo processo de reabilitação com a equipe de fonoaudiologia do Huse. Durante as sessões, os usuários trabalharão a articulação para a fala, a musculatura e a adaptação ao aparelho. “Felizmente foram desenvolvidos diferentes acessórios e dispositivos médicos nos últimos anos para reduzir os efeitos secundários negativos e assegurar que o corpo se adapte corretamente às novas condições funcionais após cirurgia de laringectomia total. O aprendizado ocorre de forma rápida e o aparelho pode ser utilizado logo após a cirurgia”, garantiu Margareth Andrade, fonoaudióloga do Ambulatório de Oncologia do Huse.

O superintendente do Huse, Waltenis Júnior, também destacou a importância do encontro e os benefícios conquistados pelos pacientes oncológicos atendidos pela unidade hospitalar. “Este é mais um grande avanço para os nossos pacientes em algo que é tão importante como a comunicação. Estou muito feliz e espero que o SUS e a Saúde em Sergipe continuem avançando, assim como o Huse, e sempre alcance os maiores patamares em nosso Estado”, finalizou.

Fotos: Mário Sousa

O post Saúde entrega aparelhos de laringes eletrônicas a pacientes oncológicos do Huse   apareceu primeiro em Saúde.